SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Evaluación del Programa de Formación Continua de las escuelas públicas paranaenses en la modalidad de Semanas PedagógicasRetención y rotación docente en las Redes Municipales de Enseñanza en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BAROM, Wilian Carlos Cipriani  y  CERRI, Luis Fernando. Identidade latino-americana e ideologia neoliberal. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.713-733. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0005.

O presente trabalho sintetiza os resultados de uma investigação sobre a possibilidade de 2240 jovens brasileiros apresentarem sentimento de pertencimento relacionado à América Latina, a partir de seis questões escolhidas do projeto Jovens e a História. Estes dados foram coletados em vinte e duas cidades brasileiras entre os anos de 2012 e 2013, sistematizados, cruzados e analisados a partir do Software GNU PSPP, e publicados em 2017, com o título Integração latino-americana e consciência histórica, como conclusão de um doutoramento em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Dentre as conclusões do trabalho, aqui apresentamos a relação encontrada entre o sentimento de pertencimento latino-americano e a ideologia neoliberal.

Palabras clave : Consciência histórica; Identidade; América Latina.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )