SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Avaliação do Programa de Formação Continuada das escolas públicas paranaenses na modalidade de Semanas PedagógicasRetenção e rotatividade docente nas Redes Municipais de Ensino no Brasil índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BAROM, Wilian Carlos Cipriani  e  CERRI, Luis Fernando. Identidade latino-americana e ideologia neoliberal. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.713-733. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0005.

O presente trabalho sintetiza os resultados de uma investigação sobre a possibilidade de 2240 jovens brasileiros apresentarem sentimento de pertencimento relacionado à América Latina, a partir de seis questões escolhidas do projeto Jovens e a História. Estes dados foram coletados em vinte e duas cidades brasileiras entre os anos de 2012 e 2013, sistematizados, cruzados e analisados a partir do Software GNU PSPP, e publicados em 2017, com o título Integração latino-americana e consciência histórica, como conclusão de um doutoramento em Educação pela Universidade Estadual de Ponta Grossa/PR. Dentre as conclusões do trabalho, aqui apresentamos a relação encontrada entre o sentimento de pertencimento latino-americano e a ideologia neoliberal.

Palavras-chave : Consciência histórica; Identidade; América Latina.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )