SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Identidade latino-americana e ideologia neoliberalDiferença surda e relações de poder na prática docente índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PEREIRA JUNIOR, Edmilson Antonio  e  OLIVEIRA, Dalila Andrade. Retenção e rotatividade docente nas Redes Municipais de Ensino no Brasil. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.734-749. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0006.

Este artigo analisa as taxas de retenção e de rotatividade dos docentes da Educação Básica nas Redes Municipais de Ensino no Brasil referentes ao período 2015-2016. Tais medidas foram operacionalizadas com base nos microdados do Censo Escolar, tendo considerado os fluxos de entrada e de saída dos professores, de um ano para o outro, nos estabelecimentos educacionais vinculados administrativamente aos municípios. Além dos resultados das taxas de retenção e de rotatividade de todos os municípios do país, foram apresentadas as características dos docentes (sexo, cor/raça, etapa da Educação Básica, tipo de contratação e localização da escola).

Palavras-chave : Retenção; Rotatividade; Docentes; Redes Municipais de Ensino.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )