SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Retenção e rotatividade docente nas Redes Municipais de Ensino no BrasilEscolas complementares: um novo modelo de escola para formação de professores na região do Contestado (1928-1938) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

ROMARIO, Lucas  e  DORZIAT, Ana. Diferença surda e relações de poder na prática docente. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.750-768. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0007.

Este artigo problematiza as relações de poder que envolviam a prática docente de professoras surdas que atuavam no Atendimento Educacional Especializado (AEE) de escolas públicas de João Pessoa, Paraíba. A pesquisa foi embasada na abordagem qualitativa, nos Estudos Culturais, com contribuições de Michel Foucault, e nos Estudos Surdos, utilizando como técnicas a entrevista semiestruturada e a observação não participante. Os dados empíricos revelaram que as identidades docentes das professoras surdas, especialmente de uma, estavam em constantes negociações. Elas, mesmo ocupando, legitimamente, um lugar social (docentes) na instituição escolar, eram vistas como passíveis de colonização por profissionais ouvintes. Suas ações sofriam, repetidamente, interferências, desconsiderando sua autonomia docente e criando, para elas, situações de constrangimento e violência nas escolas.

Palavras-chave : Relações de poder; Prática docente; Professoras surdas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )