SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Diferencia sorda y relaciones de poder en la práctica docenteLa participación juvenil en la Enseñanza Media Brasileña: un campo de estudios en construcción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

STENTZLER, Márcia Marlene. Escolas complementares: um novo modelo de escola para formação de professores na região do Contestado (1928-1938). Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.769-786. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0008.

As Escolas Complementares existiram nas primeiras décadas do Brasil Republicano com a finalidade de formar professores para escolas rurais multisseriadas. Este artigo apresenta resultados de investigação acerca da criação de Escolas Complementares nas cidades fronteiriças de Porto União (SC) e União da Vitória (PR). As cidades formam um único conjunto urbano, mas pertencem a Estados diferentes. Nasceram da antiga Porto União da Vitória (PR), dividida com o Acordo de Limites (1916) ao fim da Guerra do Contestado. Os trilhos da ferrovia que ligava São Paulo ao Rio Grande do Sul demarcam a fronteira interestadual. Esta investigação foi delimitada entre 1928 e 1938, quando ambas as municipalidades decidiram investir na formação de professores primários, criando e mantendo as duas escolas para egressos dos grupos escolares. Nesta pesquisa foram utilizadas fontes primárias das duas instituições, preservadas em arquivos escolares locais; notícias publicadas em periódicos; foram consultados arquivos públicos do Paraná e de Santa Catarina, entre outros. A pesquisa permitiu compreender a organização socioeducacional nas cidades, o papel das Escolas Complementares na formação de jovens moças e rapazes, a construção de representações sobre a formação para o magistério, o pertencimento à pátria, aos dois estados e aos municípios.

Palabras clave : Escolas rurais multisseriadas; Escolas Complementares; Formação de professores.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )