SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Complementary schools: a new school model for teacher training in the region of Contestado (1928-1938)The Pact for Strengthening High School Education as a policy for the continuing education of teachers author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

LEAO, Geraldo  and  SANTOS, Thais Naves de Araújo. A participação juvenil no Ensino Médio brasileiro: um campo de estudos em construção. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.787-804. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0009.

Este artigo aborda os resultados de uma revisão crítica da produção da Pós-Graduação brasileira sobre o tema da participação de jovens estudantes das escolas do Ensino Médio. Identificaram-se 39 teses e dissertações produzidas entre 2005 e 2017 nas áreas da Educação, Ciências Sociais e Psicologia no Brasil, das quais 25 textos foram recuperados em sua íntegra e constituíram o corpus da pesquisa. O referencial teórico utilizado foram os estudos da Sociologia da Juventude e da Educação. Os dados indicam uma produção que se acentua a partir da primeira década, mas ainda com várias lacunas e em vias de construção face à recente expansão do Ensino Médio e às novas formas de ações coletivas contemporâneas.

Keywords : Ensino Médio; Jovens; Participação..

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )