SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Escuelas complementarias: un nuevo modelo de escuela para formación de profesores en la región del Contestado (1928-1938)El Pacto por el Fortalecimiento de la Enseñanza Media como política de formación continua de profesores índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

LEAO, Geraldo  y  SANTOS, Thais Naves de Araújo. A participação juvenil no Ensino Médio brasileiro: um campo de estudos em construção. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.787-804. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0009.

Este artigo aborda os resultados de uma revisão crítica da produção da Pós-Graduação brasileira sobre o tema da participação de jovens estudantes das escolas do Ensino Médio. Identificaram-se 39 teses e dissertações produzidas entre 2005 e 2017 nas áreas da Educação, Ciências Sociais e Psicologia no Brasil, das quais 25 textos foram recuperados em sua íntegra e constituíram o corpus da pesquisa. O referencial teórico utilizado foram os estudos da Sociologia da Juventude e da Educação. Os dados indicam uma produção que se acentua a partir da primeira década, mas ainda com várias lacunas e em vias de construção face à recente expansão do Ensino Médio e às novas formas de ações coletivas contemporâneas.

Palabras clave : Ensino Médio; Jovens; Participação..

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )