SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Escolas complementares: um novo modelo de escola para formação de professores na região do Contestado (1928-1938)O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio como política de formação continuada de professores índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

LEAO, Geraldo  e  SANTOS, Thais Naves de Araújo. A participação juvenil no Ensino Médio brasileiro: um campo de estudos em construção. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.787-804. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0009.

Este artigo aborda os resultados de uma revisão crítica da produção da Pós-Graduação brasileira sobre o tema da participação de jovens estudantes das escolas do Ensino Médio. Identificaram-se 39 teses e dissertações produzidas entre 2005 e 2017 nas áreas da Educação, Ciências Sociais e Psicologia no Brasil, das quais 25 textos foram recuperados em sua íntegra e constituíram o corpus da pesquisa. O referencial teórico utilizado foram os estudos da Sociologia da Juventude e da Educação. Os dados indicam uma produção que se acentua a partir da primeira década, mas ainda com várias lacunas e em vias de construção face à recente expansão do Ensino Médio e às novas formas de ações coletivas contemporâneas.

Palavras-chave : Ensino Médio; Jovens; Participação..

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )