SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3La participación juvenil en la Enseñanza Media Brasileña: un campo de estudios en construcción índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

DIAS, Lisete Funari; FERREIRA, Maira  y  MARTINS, Claudete da Silva Lima. O Pacto pelo Fortalecimento do Ensino Médio como política de formação continuada de professores. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.805-820. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0010.

Este artigo refere-se a uma pesquisa sobre o programa Pacto Nacional pelo Fortalecimento do Ensino Médio (PNEM), realizado por uma instituição de Ensino Superior do sul do Brasil. O texto visa analisar a formação em documentos oficiais e como o PNEM é reconhecido pelos participantes. A pesquisa, de cunho qualitativo, investiga documentos oficiais e analisa relatos dos participantes publicados em livros sobre ações realizadas, assim como os relatos registrados durante um curso de extensão organizado pela instituição em 2015. Os resultados mostram o PNEM, nos documentos, como política de valorização dos professores. Para os professores, as temáticas discutidas no curso são necessárias para ampliar suas competências, mas não representa valorização da profissão.

Palabras clave : Política pública em Educação; Valorização docente; Profissionalização docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )