SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3O Projeto Alfaletrar na Rede Municipal de Lagoa Santa - MG: elementos centraisFormação docente, avaliação e prática pedagógica - questões debatidas em pesquisas acadêmicas produzidas no âmbito do Projeto Alfaletrar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MORAIS, Artur Gomes de. A republicana proposta curricular de Língua Portuguesa que Magda Soares vem construindo com os educadores de Lagoa Santa - MG: coerência e inovação. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.857-877. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0013.

Este artigo analisa a proposta curricular de Língua Portuguesa da Rede Municipal de Lagoa Santa - Minas Gerais, tal como vem sendo (re)construída sob a coordenação da Dra. Magda Soares, a fim de compreender seus fundamentos teóricos e suas contribuições para a superação do fracasso no ensino e na aprendizagem da língua materna nas escolas públicas desse município. Depois de elencar razões para, coletivamente, prescrever currículos nas redes públicas de ensino, buscam-se as relações entre as Metas em progressão de Lagoa Santa e os acordos sobre como ensinar e avaliar os processos de alfabetização e letramento lá negociados por meio da formação de rede praticada no município. Comparando diferentes versões das Metas (de 2008 a 2017), as evoluções e os detalhamentos que foram sendo possíveis graças ao contínuo trabalho de desenvolvimento profissional instalado são analisadas. Destacam-se, em seguida, aspectos de coerência teórico-didática que explicariam certas opções da proposta curricular como, por exemplo, a imersão das crianças na cultura escrita (leitura e produção de textos, apropriação do sistema alfabético) desde a Educação Infantil. Ao final, após antecipar e discutir críticas que poderiam ser feitas à proposta em foco e de reivindicar que as condições forjadas para sua construção coletiva é que garantiriam seu êxito e coerência, analisa-se como as Metas de Lagoa Santa se revelariam inovadoras e promotoras do ideal republicano de democratização de uma educação pública de qualidade.

Palavras-chave : Currículo; Língua Portuguesa; Alfabetização; Letramento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )