SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Formação docente, avaliação e prática pedagógica - questões debatidas em pesquisas acadêmicas produzidas no âmbito do Projeto Alfaletrar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SILVA, Magna do Carmo. Novas perspectivas para o processo de alfabetização: reflexões a partir das contribuições recentes de Magda Soares e do Projeto Alfaletrar. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.894-927. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0015.

Este artigo discute as novas perspectivas para o processo de alfabetização, tendo como base as contribuições de Magda Soares no livro Alfabetização: a questão dos métodos, publicado em 2016, e do Projeto Alfaletrar, o qual vem sendo desenvolvido na Rede Municipal de Lagoa Santa - Minas Gerais. O artigo demonstra que o Projeto Alfaletrar, efetivamente, desde seu início, tem se pautado nas evidências científicas revisadas e discutidas do livro citado e que se constitui um projeto de formação de rede, com resultados positivos no que se refere à aprendizagem dos alunos, bem como no desenvolvimento profissional das professoras envolvidas.

Palavras-chave : Alfabetização; Formação de rede; Desenvolvimento profissional.

        · resumo em Português | Português | Espanhol     · texto em Português | Inglês | Francês     · Português ( pdf ) | Inglês ( pdf )