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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

FERREIRA, Marcelo Santana. Passagens entre a escrita e a biografia em Michel Foucault e Walter Benjamin: contribuições éticas e metodológicas. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.966-981. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0019.

O presente artigo aborda a relação entre escrita e biografia, partindo da importância da problematização metodológica de escritas em primeira pessoa e autobiográficas. Parte-se de entrevista de Michel Foucault, dada, em 1968, a Claude Bonnefoy sobre a definição da escrita no itinerário do pensador e de textos de Walter Benjamin que tematizam a relação entre o "eu", a memória e o passado. Com a interpretação do legado dos pensadores, busca-se defender que a relação entre escrita e biografia é transversal, o que garante a definição de metodologias de pesquisa assentadas em primeira pessoa como laboratórios que dialogam com procedimentos teóricos, práticas de linguagem e políticas de enunciação. O artigo estrutura-se como a defesa do caráter circunstancial e ficcional do "eu" que se assume em escritas acadêmicas, que também se deparam com experimentações literárias em torno do lugar do "eu" em uma textualidade.

Palavras-chave : Escrita; Michel Foucault; Walter Benjamin.

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