SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 issue3Passages between the writing and the biography in Michel Foucault and Walter Benjamin: ethical and methodological contributionsCartography to research curriculum: an active and experimental exercise on a territory in constant transformation author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

RANNIERY, Thiago. Vem cá, e se fosse ficção?. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.982-1002. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0020.

Neste artigo, parto dos percursos de uma tese de Doutorado em currículo e estudos queers a fim de explorar os caminhos de pesquisa menos como um exercício de produzir empiria ou dados e mais como uma crítica criadora e expansiva. Pergunto: o que acontece se a pesquisa não passar de ficção? Sugiro, desse modo, que é o momento de arriscar os fundamentos da pesquisa em currículo diante daquilo que nem sempre se encarou de frente: os recursos e os artefatos de investigação qualitativa menos como algo metodológico e mais como um novelo de questões ético-políticas e, portanto, ontológicas. Nessa direção, indico como a ficção emerge do esgarçamento da relação performativa entre linguagem e referência e coloca uma política da escrita. O texto da pesquisa em um currículo figura, portanto, uma política de aliança e relacionalidade, levando a sério como a alteridade pode transformar conceitos e pressupostos políticos e teóricos.

Keywords : Ficção; Currículo; Ontologia.

        · abstract in Spanish | Portuguese     · text in English | Portuguese     · English ( pdf ) | Portuguese ( pdf )