Servicios Personalizados
Revista
Articulo
Compartir
Práxis Educativa
versión On-line ISSN 1809-4309
Resumen
CARNEIRO, Glaucia Conceição y PARAISO, Marlucy Alves. Cartografia para pesquisar currículos: um exercício ativo e experimental sobre um território em constante transformação. Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.1003-1024. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0021.
Este artigo explora itinerários de pesquisa em currículo lançando mão de uma cartografia que implementa três linhas de criação, a saber: "Caminhar", "Compor com as sensações" e "Acionar o riso". O argumento explorado é o de que esses três movimentos de "caminhar", "compor" e "rir" acionam dois combates: um combate-contra as máquinas de Estado em suas maquinações e operações, que, no campo do currículo, tem priorizado a forma e a normalização dos corpos; e, também, um combate-entre as forças de pensamento que, ao operar com as "ideias-forças" da Filosofia da Diferença de Gilles Deleuze, busca fazer aparecer pequenas rupturas com "as normas" e "as formas". Tais movimentos compõem o objetivo maior de uma cartografia em curso que visa mapear as intensidades dos encontros acionados pelas performances de uma artista queer na cidade de Belo Horizonte. Esses encontros são disparadores de saberes que constroem um currículo nômade: o "Currículo da cidade com a Arte", que será aqui explorado.
Palabras clave : Cartografia; Composição; Pesquisa em currículo.