SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.13 número3Desplazamientos entre currículo y estudios de cine experimental índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

ST. PIERRE, Elizabeth Adams. Uma história breve e pessoal da pesquisa pós-qualitativa: em direção à "pós-investigação". Práxis Educativa [online]. 2018, vol.13, n.3, pp.1044-1064. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/PraxEduc.v.13i3.0023.

Neste artigo, a autora aborda sua dificuldade com a desconexão entre os conceitos e as práticas da "metodologia qualitativa humanista convencional" e as teorias pós-modernas e pós-estruturais, especialmente a desconexão entre suas ontologias. Ela descreve sua própria história como pesquisadora que estudou simultaneamente, mas separadamente, metodologia qualitativa humanista e teorias pós, ilustrando a separação tão comum entre, de um lado, a metodologia qualitativa e, de outro, a epistemologia e a ontologia com as quais está emaranhada. Ela encoraja pesquisadores a realmente utilizar as críticas ontológicas oferecidas pelos "pós" e se engajarem nos neoempirismos da virada ontológica, talvez usando conceitos futuristas como métodos na investigação pós-qualitativa ou "pós-investigação".

Palabras clave : Pesquisa pós-qualitativa; Pós-investigação; Virada ontológica.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )