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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

CORREA, Ángela Adriana Rengifo. Transformações do exame na escola colombiana (1890-1940): em direção à classificação e individualização do sujeito escolar. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.49-67.  Epub 17-Abr-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.003.

Este artigo aborda as transformações do conceito de "exame" na escola colombiana no período de 1890 a 1940. Para isso, recorreu-se a documentos históricos provenientes dos arquivos de Bogotá, Tunja, Medellín, Popayán, Cali e Palmira. Para a interpretação desses documentos, seguiu-se a História Conceitual de Reinhart Koselleck e Josefina Granja Castro. Dois limites foram estudados. No primeiro (1890-1920), o exame converteu-se em uma estratégia para a organização do sistema escolar seriado. No segundo (1920-1940), o exame participou na compreensão da escola como um aparato de reforma social. As transformações do conceito de "exame" na escola colombiana entre 1890-1940 contribuíram para que o Estado colombiano lograsse um nível de organização e de compreensão do sistema educativo.

Palavras-chave : Escola; Exame; História conceitual.

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