SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Agenda sindical de profesores de Educación Básica: desafíos planteados desde el Piso Salarial Profesional NacionalPolítica de valoración docente y carrera de maestros de la Educación Básica en el estado de São Paulo índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

RODRIGUES, Vanessa Elisabete Raue; QUADROS, Sheila Fabiana de  y  OLIVEIRA, Rita de Cássia da Silva. As especificidades da prisão e sua aproximação com a educação no Paraná: breves apontamentos a partir da revisão de literatura. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.99-114.  Epub 17-Abr-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.006.

Este trabalho tem como objetivo apresentar estudos que tratam da prática educacional frente à especificidade do espaço prisional. Observam-se suas possibilidades e seus limites e identificam-se aproximações do contexto das prisões paranaenses. Para tanto, optou-se pela revisão de literatura, sendo possível apontar e selecionar as produções referentes às investigações sobre a educação nas prisões, de forma a delinear as condições e os documentos que a respaldam. A busca dos documentos tratou das publicações em duas fases: de 1996 a 2006 e de 2007 a 2017. A seleção e a classificação dos documentos foram definidas a partir das seguintes categorias de análise: Educação Prisional, Legislação Educacional, Legislação e Políticas Públicas Prisionais. Desse modo, das onze publicações selecionadas, foi observada a educação com uma função de justificativa de permanência e de manutenção da pena de prisão com vistas ao aspecto progressivo e redutor dos danos causados pelas condições carcerárias atuais.

Palabras clave : Prisão; Educação; Paraná.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )