SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Teacher valorization policy and career of Basic Education teachers in the state of São PauloInterfaces of the hero in Brazilian comics: didactic and political issues author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CALDERON, Adolfo-Ignacio et al. Doutorado Profissional em Educação: tendências em universidades de classe mundial contextualizadas nos rankings acadêmicos internacionais. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.138-162.  Epub Apr 17, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.008.

O presente artigo tem como objetivo identificar se os Doutorados Profissionais em Educação (DPE) são cursos comumente oferecidos pelas principais universidades do mundo e analisar as tendências desse tipo de doutorado nas chamadas Universidades de Classe Mundial (UCM). Em sua produção, foram identificadas e analisadas propostas de DPE de dezenove importantes UCM que se destacaram em três rankings. A partir de pesquisa exploratória, analítico-descritiva, no campo da Educação Comparada, constataram-se nove grandes tendências, destacando-se que a oferta de DPE é uma prática comum nas UCM que ofertam doutorados acadêmicos, direcionados, principalmente, para a formação de profissionais para altos cargos gerenciais para as escolas, universidades e/ ou governos, ganhando relevo os DP no campo da liderança educacional.

Keywords : Universidade de Classe Mundial; Doutorado Profissional em Educação; Mestrado Profissional em Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )