SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Doutorado Profissional em Educação: tendências em universidades de classe mundial contextualizadas nos rankings acadêmicos internacionaisEpistemes Indígenas (Guarani e Kaingang) e Universidade: percursos de encontros em ações participantes e colaborativas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

BOTTON, Fernando Bagiotto et al. Interfaces do herói nos quadrinhos brasileiros: questões didáticas e políticas. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.163-180.  Epub 17-Abr-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.009.

No presente artigo, analisam-se três histórias em quadrinhos que se referem a episódios da história do Brasil: Barão do Serro Azul, A Revolta de Canudos e Cumbe. Com isso, pretende-se fornecer instrumental analítico e político para a práxis educativa de professores de História do Ensino Básico. Inicia-se a discussão traçando um apanhado teórico sobre o heroísmo e a história, permitindo, assim, que as obras aqui estudadas possam ser compreendidas de maneira crítica. Preocupa-se com as dinâmicas políticas, didáticas e historiográficas envolvidas na utilização dessas mídias em sala de aula. Nesse sentido, os três quadrinhos estudados apresentam um dégradé em que o primeiro traz uma visão absolutamente estereotipada desses temas; o segundo, uma visão ambígua; e o terceiro, uma perspectiva mais aprofundada e politicamente includente. Conclui-se com a necessidade de pensar-se a história e seu ensino valorizando as experiências coletivas para além das heroicas individualidades.

Palavras-chave : Heroísmo; Escravidão; Quadrinhos.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )