SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Interfaces of the hero in Brazilian comics: didactic and political issuesThe clarified despotism and the Brazilian colonial education from the Serro, from 1759 to 1807 author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MENEZES, Ana Luisa Teixeira de  and  BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Epistemes Indígenas (Guarani e Kaingang) e Universidade: percursos de encontros em ações participantes e colaborativas. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.181-198.  Epub Apr 17, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.010.

A experiência de pesquisa com coletivos indígenas (Guarani e Kaingang) em duas universidades no Rio Grande do Sul (Brasil) tem provocado reflexões acerca da interculturalidade e do sentido de ações participantes e colaborativas nesse contexto. Neste artigo, partimos da prática, de encontros sistemáticos com os indígenas por meio do ensino, da pesquisa e da extensão; problematizamos as contribuições destes para as universidades e, ao mesmo tempo, buscamos fazer uma discussão teórica sobre as próprias ações, revendo as trajetórias a partir de diálogos, de teorizações ao longo de vivências contínuas de trabalho colaborativo. Com isso, também nos dispomos a pensar o sentido de teorias e de metodologias que se constroem no diálogo que envolve as investigações e que tem como pressuposto o avançar nas condições de vida dos parceiros indígenas, compreendendo a importância da autoria e do poder pensar a própria realidade.

Keywords : Pesquisa participante; Pesquisa colaborativa; Universidade; Indígenas; Interculturalidade.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )