SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Interfaces do herói nos quadrinhos brasileiros: questões didáticas e políticasO despotismo esclarecido e a educação colonial brasileira a partir do Serro, de 1759 a 1807 índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

MENEZES, Ana Luisa Teixeira de  e  BERGAMASCHI, Maria Aparecida. Epistemes Indígenas (Guarani e Kaingang) e Universidade: percursos de encontros em ações participantes e colaborativas. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.181-198.  Epub 17-Abr-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.010.

A experiência de pesquisa com coletivos indígenas (Guarani e Kaingang) em duas universidades no Rio Grande do Sul (Brasil) tem provocado reflexões acerca da interculturalidade e do sentido de ações participantes e colaborativas nesse contexto. Neste artigo, partimos da prática, de encontros sistemáticos com os indígenas por meio do ensino, da pesquisa e da extensão; problematizamos as contribuições destes para as universidades e, ao mesmo tempo, buscamos fazer uma discussão teórica sobre as próprias ações, revendo as trajetórias a partir de diálogos, de teorizações ao longo de vivências contínuas de trabalho colaborativo. Com isso, também nos dispomos a pensar o sentido de teorias e de metodologias que se constroem no diálogo que envolve as investigações e que tem como pressuposto o avançar nas condições de vida dos parceiros indígenas, compreendendo a importância da autoria e do poder pensar a própria realidade.

Palavras-chave : Pesquisa participante; Pesquisa colaborativa; Universidade; Indígenas; Interculturalidade.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )