SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Epistemes Indígenas (Guaraní y Kaingang) y Universidad: trayectos de encuentros en acciones participativas y colaborativasLa problematización en la formación en salud: aplicabilidad y dificultades de la praxis docente índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

BRISKIEVICZ, Danilo Arnaldo. O despotismo esclarecido e a educação colonial brasileira a partir do Serro, de 1759 a 1807. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.199-214.  Epub 17-Abr-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.011.

Neste artigo, investiga-se a educação colonial brasileira a partir da Vila do Príncipe na segunda metade do século XVIII, em especial a dinâmica local em relação ao despotismo esclarecido exercido sobremaneira pelo Marquês de Pombal. Propõe-se uma comparação entre os avanços da cidadania na Europa e os seus desdobramentos em terras mineiras, em especial tendo como balizador a Conjuração Mineira, de 1789. A educação é analisada em meio ao contexto de uma submissão formal e cotidiana da Vila do Príncipe ao projeto modernizador português. Apresenta-se o jeito barroco de ser serrano como pré-político, ainda submetido à metrópole. A partir da história microanalítica e dos conceitos políticos de poder disciplinar e de biopoder de Michel Foucault, traça-se um cenário de como era a dinâmica da educação no Brasil colonial, baseada no ensino espontâneo e na convivência com o sistema do padroado. O procedimento metodológico utilizado foi a pesquisa bibliográfica em livros especializados e em arquivos públicos.

Palabras clave : Educação colonial brasileira; Filosofia política da educação; Iluminismo.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )