SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1El despotismo esclarecido y la educación colonial brasileñaa partir de Serro, de 1759 a 1807Educación Popular y Ciencia Pública: discutiendo alternativas para el diálogo de saberes índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FRANCA, Fabiana Claudia de Vasconcelos  y  SIVERES, Luiz. A problematização na formação em saúde: aplicabilidade e dificuldades da práxis docente. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.215-231.  Epub 17-Abr-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.012.

Esta pesquisa tem como objetivo compreender a práxis docente, no desenvolvimento da Metodologia da Problematização com o Arco de Maguerez, na formação do enfermeiro do Curso de Graduação em Enfermagem de uma Instituição de Ensino Superior pública no Distrito Federal. Identificaram-se a aplicabilidade do Arco de Maguerez pelos docentes, bem como as potencialidades e as dificuldades nos cenários de prática. Optou-se pela abordagem da investigação qualitativa e pela pesquisa participante. Foram utilizados dois instrumentos de coleta de dados: observação não participante e entrevista semiestruturada. O estudo foi desenvolvido com dez docentes e a análise da observação e das falas foi realizada por meio da análise de conteúdo, segundo Bardin. Os resultados evidenciaram que as dificuldades estão relacionadas à gestão das atividades, com alguns impasses pedagógicos inerentes à práxis docente e com outras lacunas que se fazem pertinentes para reflexão docente no uso dessa metodologia problematizadora.

Palabras clave : Método da problematização; Formação profissional; Práxis pedagógica; Enfermagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )