SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue1Problematization in health education: applicability and difficulties of the teaching practicePower relations in the idealization of Mathematics textbooks author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

COLLA, Rodrigo Avila. Educação Popular e Ciência Pública: discutindo alternativas para o diálogo de saberes. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.232-249.  Epub Apr 17, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.013.

O presente ensaio teórico defende um diálogo entre conhecimentos científicos e saberes populares. A acepção de ciência é alargada a fim de aproximá-la do âmbito social e introduz as bases da Ciência Moderna bem como o conceito de paradigma. Adverte para o caráter provisório das verdades científicas e para a necessária abertura da ciência a uma multiplicidade de saberes por ela rechaçados. Com o intuito de dar conta da imbricação temática proposta, o texto recorre a referencial teórico bastante diversificado que une autores que se dedicam à epistemologia, à filosofia da ciência, à sociologia da ciência e à Educação, mais especificamente à Educação Popular. Sugere o diálogo como elemento fundante de uma ciência aberta, pública, inclusiva e que busque, permanentemente, estabelecer conexão entre os conhecimentos que produz e a sociedade.

Keywords : Educação e Ciência; Educação Popular; Epistemologia da Ciência.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )