SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1La problematización en la formación en salud: aplicabilidad y dificultades de la praxis docenteRelaciones de poder en la idealización de libros de Matemáticas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

COLLA, Rodrigo Avila. Educação Popular e Ciência Pública: discutindo alternativas para o diálogo de saberes. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.232-249.  Epub 17-Abr-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.013.

O presente ensaio teórico defende um diálogo entre conhecimentos científicos e saberes populares. A acepção de ciência é alargada a fim de aproximá-la do âmbito social e introduz as bases da Ciência Moderna bem como o conceito de paradigma. Adverte para o caráter provisório das verdades científicas e para a necessária abertura da ciência a uma multiplicidade de saberes por ela rechaçados. Com o intuito de dar conta da imbricação temática proposta, o texto recorre a referencial teórico bastante diversificado que une autores que se dedicam à epistemologia, à filosofia da ciência, à sociologia da ciência e à Educação, mais especificamente à Educação Popular. Sugere o diálogo como elemento fundante de uma ciência aberta, pública, inclusiva e que busque, permanentemente, estabelecer conexão entre os conhecimentos que produz e a sociedade.

Palabras clave : Educação e Ciência; Educação Popular; Epistemologia da Ciência.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )