SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1A problematização na formação em saúde: aplicabilidade e dificuldades da práxis docenteRelações de poder na idealização de livros didáticos de Matemática índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

COLLA, Rodrigo Avila. Educação Popular e Ciência Pública: discutindo alternativas para o diálogo de saberes. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.232-249.  Epub 17-Abr-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.013.

O presente ensaio teórico defende um diálogo entre conhecimentos científicos e saberes populares. A acepção de ciência é alargada a fim de aproximá-la do âmbito social e introduz as bases da Ciência Moderna bem como o conceito de paradigma. Adverte para o caráter provisório das verdades científicas e para a necessária abertura da ciência a uma multiplicidade de saberes por ela rechaçados. Com o intuito de dar conta da imbricação temática proposta, o texto recorre a referencial teórico bastante diversificado que une autores que se dedicam à epistemologia, à filosofia da ciência, à sociologia da ciência e à Educação, mais especificamente à Educação Popular. Sugere o diálogo como elemento fundante de uma ciência aberta, pública, inclusiva e que busque, permanentemente, estabelecer conexão entre os conhecimentos que produz e a sociedade.

Palavras-chave : Educação e Ciência; Educação Popular; Epistemologia da Ciência.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )