SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Educación Popular y Ciencia Pública: discutiendo alternativas para el diálogo de saberesUn estudio de élites académicas en el campo de la Política Educativa en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SANTOS, José Wilson dos  y  SILVA, Marcio Antonio da. Relações de poder na idealização de livros didáticos de Matemática. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.250-272.  Epub 17-Abr-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.014.

Neste artigo, objetiva-se analisar o modo como relações de poder (re)configuram um suposto "ideal" de livro didático de Matemática na atualidade, a partir da perspectiva dos personagens que atuam nessa produção, cujas ações impulsionam a (re)configuração do material. Fundamentado nas teorizações foucaultianas sobre a análise do discurso e as relações saber-poder, toma-se como material empírico entrevistas semiestruturadas realizadas com autores de livros didáticos de Matemática, editores, colaboradores, designers e equipes do Programa Nacional do Livro Didático (PNLD). Os dados apontam que, após um período de ajustes e melhorias, pós-avaliação do PNLD, ocorre uma adequação dos livros didáticos de Matemática à ordem do discurso vigente, uma vez que propostas mais desafiadoras são punidas. À medida que o livro de Matemática se torna um produto comercial lucrativo, obras potencialmente mais vendáveis são construídas por saberes oficiais e marginais, forjados na multiplicidade das relações de poder e na leitura dos discursos que estão na ordem do tempo presente.

Palabras clave : Livro didático de Matemática; Análise do discurso; Relações de poder.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )