SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número1Un estudio de élites académicas en el campo de la Política Educativa en BrasilLa regulación de la conducta de los investigadores en la ciencia brasileña: un problema de investigación o un problema para la investigación en Educación? índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

TORRIGLIA, Patricia Laura. Primeiras aproximações ao ser do reflexo: a vida cotidiana como terreno fundante do processo de conhecimento. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.297-318.  Epub 17-Abr-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.016.

Neste texto, apresentamos algumas discussões preliminares em relação à gênese do conhecimento e aos diferentes reflexos que nos permitem conhecer a realidade objetiva, tendo como foco o ser da vida cotidiana. As referências principais estão ancoradas nas obras do pensador húngaro György Lukács, em especial na Estética: a peculiaridade do estético, de 1966. Defendemos que a heterogeneidade e a universalidade da vida cotidiana podem ampliar e estender seus limites, na medida em que consideremos a necessária superação dos conhecimentos limitados a mera reprodução do mesmo, embora existam repetições que constituem a reprodução do existir e, por isso, são necessárias. Na atual sociabilidade, essa forma de reproduzir a vida, na maioria das vezes, fica atrelada "às necessidades do estômago", cerceando as possibilidades - para a maioria das pessoas - de acesso às objetivações e às atividades genéricas orientadas "às necessidades da fantasia", reduzindo o agir humano à passividade perante os acontecimentos e os fenômenos do mundo. Ao pensarmos esse contexto, apresentamos alguns aspectos da constituição da vida humana a partir da trajetória da vida cotidiana, já que, nela, está implícita a complexificação do processo histórico, sendo o início e o final de toda a atividade humana. Destarte, a vida cotidiana é uma importante dimensão de análise que favorece a compreensão do movimento dos diferentes conhecimentos que nela se expressam, os quais podem vir a aperfeiçoar o cotidiano dos sujeitos históricos e concretos. A partir dessa compreensão, debatemos os diferentes reflexos de uma mesma realidade - cotidiano, científico e estético - que permitem a apropriação do real, cada um com sua especificidade e em um movimento de unicidade ontológica.

Palabras clave : Vida cotidiana; Teoria do reflexo; Processo de conhecimento.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )