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Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PAPI, Silmara de Oliveira Gomes  e  GOLBA, Letícia. Trabalhos de conclusão de curso: tendências dos estudos relacionados à Educação Especial em um curso de Pedagogia. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.1, pp.333-361.  Epub 17-Abr-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n1.018.

Este artigo analisa as tendências dos Trabalhos de Conclusão de Curso relacionados à Educação Especial, apresentados por concluintes do Curso de Pedagogia da Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa, Paraná. A pesquisa foi realizada a partir de pressupostos de estudos do tipo estado do conhecimento. O estudo revelou que a abordagem qualitativa e exploratória é a mais utilizada nos trabalhos. Indicou que questionários e entrevistas são os instrumentos de coleta de dados mais comuns entre os concluintes. Revelou, ainda, que o maior número de pesquisas é voltado à deficiência auditiva, havendo, assim, lacunas em relação ao desenvolvimento de pesquisas em outras áreas, tais como: a da deficiência física, a das altas habilidades/superdotação, a do Transtorno do Espectro do Autismo, a da Tecnologia Assistiva.

Palavras-chave : Educação Especial; Trabalho de Conclusão de Curso; Pesquisa.

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