SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2The curriculum in its structural and interactional dimensions: Basil Bernstein’s perspectiveIntellect, education and teacher education in the Summa Theologica by Thomas Aquinas author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

GIOVINE, Renata; MARTIGNONI, Liliana  and  CORREA, Natalia. Estado, escolas secundárias e organizações sociais: um esquema socioeducativo para a inclusão de jovens na Província de Buenos Aires (Argentina). Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.432-450.  Epub June 14, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.002.

Este artigo analisa o dispositivo socioeducativo como parte de uma teia de políticas e práticas que circulam relações de poder, conhecimento e estratégias para a inclusão escolar e integração social para a sustentação do ensino secundário para jovens em situação de pobreza e vulnerabilidade em três "zonas de exclusão urbana" da Província de Buenos Aires (Argentina). Destaca o papel que as organizações, o município e as políticas sociais estão assumindo, bem como os elos que estão sendo estabelecidos com as políticas educacionais e as escolas. A primeira seção aventura-se nesta complexidade por meio da análise das novas formas de regulação estatal que têm sido criadas no século XXI (Direção Provincial de Política Social e Educação, Unidades Educacionais de Conselhos para a Promoção e a Protecção dos Direitos da Criança e Adolescentes, Gestão Distrital e locais) que desafiam a organização tradicional do sistema educacional de Buenos Aires, reconfigurando o território local. A segunda seção mostra o funcionamento territorial do socioeducativo nessas zonas que pareciam transbordar as prescrições de integralidade, de intersetorialidade e de corresponsabilidade das políticas, reafirmando o caráter híbrido, heterogênio, fragmentado e conflitivo da trama multirregulatória do governo.

Keywords : Socioeducativo; Gestão local; Ensino secundário; Bairros urbanos de exclusão.

        · abstract in English | Spanish     · text in Spanish     · Spanish ( pdf )