SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2O currículo nas suas dimensões estrutural e interacional: perspetiva de Basil BernsteinIntelecto, educação e formação docente na Suma Teológica de Tomás de Aquino índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

GIOVINE, Renata; MARTIGNONI, Liliana  e  CORREA, Natalia. Estado, escolas secundárias e organizações sociais: um esquema socioeducativo para a inclusão de jovens na Província de Buenos Aires (Argentina). Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.432-450.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.002.

Este artigo analisa o dispositivo socioeducativo como parte de uma teia de políticas e práticas que circulam relações de poder, conhecimento e estratégias para a inclusão escolar e integração social para a sustentação do ensino secundário para jovens em situação de pobreza e vulnerabilidade em três "zonas de exclusão urbana" da Província de Buenos Aires (Argentina). Destaca o papel que as organizações, o município e as políticas sociais estão assumindo, bem como os elos que estão sendo estabelecidos com as políticas educacionais e as escolas. A primeira seção aventura-se nesta complexidade por meio da análise das novas formas de regulação estatal que têm sido criadas no século XXI (Direção Provincial de Política Social e Educação, Unidades Educacionais de Conselhos para a Promoção e a Protecção dos Direitos da Criança e Adolescentes, Gestão Distrital e locais) que desafiam a organização tradicional do sistema educacional de Buenos Aires, reconfigurando o território local. A segunda seção mostra o funcionamento territorial do socioeducativo nessas zonas que pareciam transbordar as prescrições de integralidade, de intersetorialidade e de corresponsabilidade das políticas, reafirmando o caráter híbrido, heterogênio, fragmentado e conflitivo da trama multirregulatória do governo.

Palavras-chave : Socioeducativo; Gestão local; Ensino secundário; Bairros urbanos de exclusão.

        · resumo em Espanhol | Inglês     · texto em Espanhol     · Espanhol ( pdf )