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Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SANTIN, Rafael Henrique  y  OLIVEIRA, Terezinha. Intelecto, educação e formação docente na Suma Teológica de Tomás de Aquino. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.451-468.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.003.

Este artigo trata da relação entre intelecto e educação na Suma Teológica de Tomás de Aquino. O objetivo principal é investigar de que modo o teólogo dominicano vincula a discussão acerca do intelecto e a formação de educadores, no contexto da Cristandade ocidental do século XIII. A fonte escolhida para análise é a Questão 79 da Primeira Parte da Suma Teológica, obra escrita entre as décadas de 1260 e 1274, época em que os intelectuais discutiam o problema do intelecto, particularmente os mestres averroístas e mendicante no contexto universitário. Verificou-se que esse debate estava ligado aos diferentes projetos de civilização que circulavam no mundo ocidental na segunda metade do século XIII. Uma análise prudente das obras tomasianas não desconsidera o ambiente social, cultural e político em que estão inseridas.

Palabras clave : Filosofia da Educação; Idade Média; Formação de professores.

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