SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Intellect, education and teacher education in the Summa Theologica by Thomas AquinasChallenges in initial teacher education: an analysis from the experiences in the context PIBID author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

CAREGNATO, Célia Elizabete; MIORANDO, Bernardo Sfredo; RAIZER, Leandro  and  PFITSCHER, Ricardo Gausmann. Desigualdades encadeadas no sistema educacional brasileiro: estratificações entre os níveis médio e superior da educação. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.469-486.  Epub June 14, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.004.

Este artigo discute a estratificação educacional de nível médio e superior. O estudo das estratificações educacionais permite visualizar segmentações sociais e educacionais no interior do sistema. A expansão educacional ocorrida no país em período recente chama atenção pela persistência de limites vinculados a profundas desigualdades sociais. O estudo apresenta dados estatísticos secundários sobre educação média e superior e discute categorias que expressam a estratificação horizontal no interior de cada nível. Os resultados mostram que há variação da estratificação educacional nos dois níveis e que o financiamento público ou privado, o tipo institucional e os tipos de cursos permitem verificar traços da realidade educacional brasileira que tendem a reproduzir as desigualdades históricas encadeadas.

Keywords : Ensino Médio; Educação Superior; Estratificação educacional.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )