SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Intelecto, educación y formación docente en la Suma Teológica de Tomás de AquinoDesafíos en la formación inicial de profesores: un análisis a partir de las experiencias en el contexto PIBID índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

CAREGNATO, Célia Elizabete; MIORANDO, Bernardo Sfredo; RAIZER, Leandro  y  PFITSCHER, Ricardo Gausmann. Desigualdades encadeadas no sistema educacional brasileiro: estratificações entre os níveis médio e superior da educação. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.469-486.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.004.

Este artigo discute a estratificação educacional de nível médio e superior. O estudo das estratificações educacionais permite visualizar segmentações sociais e educacionais no interior do sistema. A expansão educacional ocorrida no país em período recente chama atenção pela persistência de limites vinculados a profundas desigualdades sociais. O estudo apresenta dados estatísticos secundários sobre educação média e superior e discute categorias que expressam a estratificação horizontal no interior de cada nível. Os resultados mostram que há variação da estratificação educacional nos dois níveis e que o financiamento público ou privado, o tipo institucional e os tipos de cursos permitem verificar traços da realidade educacional brasileira que tendem a reproduzir as desigualdades históricas encadeadas.

Palabras clave : Ensino Médio; Educação Superior; Estratificação educacional.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )