SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Inequalities linked in the Brazilian educational system: stratifications between the upper secondary and higher levels of educationPerceptions of the assistant teacher: limits and contributions in the learning process of disabled students author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PEREIRA, Ana Lucia  and  MONTEIRO, Tatiane Skeika. Desafios na formação inicial de professores: uma análise a partir das experiências no contexto PIBID. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.487-506.  Epub June 14, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.005.

Apresenta o estudo do Programa PIBID de uma Universidade Estadual do Paraná e tem como objetivo identificar os desafios na formação inicial de professores caracterizadas a partir das experiências no Programa. A pesquisa é de natureza qualitativa, e teve como sujeitos de pesquisa 24 licenciandos bolsistas do PIBID/Matemática da Universidade estudada. Os dados foram organizados e interpretados a partir de procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de onde foi possível identificar cinco categorias que caracterizam as dificuldades encontradas nas primeiras experiências dos licenciandos no contexto PIBID. Como resultado, nossos dados revelam que as dificuldades encontradas pelos licenciandos possuíam vertentes diferentes: as identificadas a partir da relação com os alunos; relacionadas com questões de ordem pessoal; e, as relacionadas com questões de ordem externa. Tais dificuldades também possibilitaram aos licenciandos construir alguns saberes docentes, bem como refletir sobre o fato de querer ser professor.

Keywords : Formação inicial de professores; PIBID; Matemática; Desafios na formação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )