SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Desigualdades encadenadas en el sistema educativo brasileño: estratificaciones entre los niveles medio y superior de la educaciónPercepción del profesor auxiliar de clase: límites y contribuciones en el proceso de aprendizaje de los estudiantes con discapacidad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PEREIRA, Ana Lucia  y  MONTEIRO, Tatiane Skeika. Desafios na formação inicial de professores: uma análise a partir das experiências no contexto PIBID. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.487-506.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.005.

Apresenta o estudo do Programa PIBID de uma Universidade Estadual do Paraná e tem como objetivo identificar os desafios na formação inicial de professores caracterizadas a partir das experiências no Programa. A pesquisa é de natureza qualitativa, e teve como sujeitos de pesquisa 24 licenciandos bolsistas do PIBID/Matemática da Universidade estudada. Os dados foram organizados e interpretados a partir de procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de onde foi possível identificar cinco categorias que caracterizam as dificuldades encontradas nas primeiras experiências dos licenciandos no contexto PIBID. Como resultado, nossos dados revelam que as dificuldades encontradas pelos licenciandos possuíam vertentes diferentes: as identificadas a partir da relação com os alunos; relacionadas com questões de ordem pessoal; e, as relacionadas com questões de ordem externa. Tais dificuldades também possibilitaram aos licenciandos construir alguns saberes docentes, bem como refletir sobre o fato de querer ser professor.

Palabras clave : Formação inicial de professores; PIBID; Matemática; Desafios na formação.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )