SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Desigualdades encadeadas no sistema educacional brasileiro: estratificações entre os níveis médio e superior da educaçãoPercepção do segundo professor de turma: limites e contribuições no processo de aprendizagem dos estudantes com deficiência índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PEREIRA, Ana Lucia  e  MONTEIRO, Tatiane Skeika. Desafios na formação inicial de professores: uma análise a partir das experiências no contexto PIBID. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.487-506.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.005.

Apresenta o estudo do Programa PIBID de uma Universidade Estadual do Paraná e tem como objetivo identificar os desafios na formação inicial de professores caracterizadas a partir das experiências no Programa. A pesquisa é de natureza qualitativa, e teve como sujeitos de pesquisa 24 licenciandos bolsistas do PIBID/Matemática da Universidade estudada. Os dados foram organizados e interpretados a partir de procedimentos metodológicos da Análise de Conteúdo de onde foi possível identificar cinco categorias que caracterizam as dificuldades encontradas nas primeiras experiências dos licenciandos no contexto PIBID. Como resultado, nossos dados revelam que as dificuldades encontradas pelos licenciandos possuíam vertentes diferentes: as identificadas a partir da relação com os alunos; relacionadas com questões de ordem pessoal; e, as relacionadas com questões de ordem externa. Tais dificuldades também possibilitaram aos licenciandos construir alguns saberes docentes, bem como refletir sobre o fato de querer ser professor.

Palavras-chave : Formação inicial de professores; PIBID; Matemática; Desafios na formação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )