SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Percepción del profesor auxiliar de clase: límites y contribuciones en el proceso de aprendizaje de los estudiantes con discapacidadLa constitución del capital cultural: un estudio de las condiciones socioeconómicas y culturales de estudiantes de la Pedagogía índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

SAKATA, Kelly Letícia  y  LIMA, Michelle Fernandes. O Programa Gestão para a Aprendizagem da Fundação Lemann em duas redes municipais de ensino do Paraná. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.527-544.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.007.

O artigo investiga o Programa Gestão para a Aprendizagem (PGA), da Fundação Lemann (FL), em parceria com as redes municipais de ensino de Castro e Ponta Grossa, no Estado do Paraná, problematizando as concepções de gestão educacional e de políticas de formação continuada. Para tanto, discute a atuação do PGA nas escolas brasileiras, caracteriza os dois municípios supracitados e analisa as concepções de gestão educacional e de políticas de formação continuada indicadas pela FL. Concluiu-se que a concepção de políticas de formação continuada do PGA é pautada no discurso de formação voltada para a emergência de líderes e gestores de sala de aula, e a concepção de gestão educacional é a gestão por resultados, em que se propõe a lógica empresarial no âmbito escolar.

Palabras clave : Fundação Lemann; Gestão educacional; Parceria público-privada.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )