SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2Program Management for learning by Fundação Lemann in two municipal education network of ParanáThe smartphone use in Spanish language classes from the student’s perspective author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

MARCON, Telmo. A constituição do capital cultural: um estudo das condições socioeconômicas e culturais de estudantes da Pedagogia. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.545-564.  Epub June 14, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.008.

O artigo é resultado de uma pesquisa empírica e de reflexões teóricas baseadas no conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu (1966, 1979, 2011), mas dialoga também com outros autores. Objetiva-se aprofundar os elementos constitutivos do capital cultural a partir das condições socioculturais e econômicas de alunos da pedagogia. Empiricamente, o artigo apoia-se em dados de um questionário semiaberto aplicado, em 2015, com 427 estudantes de pedagogia numa instituição de educação superior ao norte do Rio Grande do Sul. O artigo problematiza o conceito capital cultural e as suas relações com o capital econômico e o social; analisa alguns dados empíricos da pesquisa e conclui reafirmando a tese de que predomina entre os alunos um baixo capital cultural que se traduz em dificuldades nos estudos e numa formação cultural capaz de dar conta dos grandes desafios emergentes nos complexos contextos escolares e sociais.

Keywords : Capital cultural; Condições socioculturais; Estudantes de Pedagogia.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )