SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2El Programa Gestión para Aprendizaje de la Fundación Lemann en dos redes municipales de Educación de ParanáEl uso del smartphone en las clases de Lengua Española en la perspectiva del alumno índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

MARCON, Telmo. A constituição do capital cultural: um estudo das condições socioeconômicas e culturais de estudantes da Pedagogia. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.545-564.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.008.

O artigo é resultado de uma pesquisa empírica e de reflexões teóricas baseadas no conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu (1966, 1979, 2011), mas dialoga também com outros autores. Objetiva-se aprofundar os elementos constitutivos do capital cultural a partir das condições socioculturais e econômicas de alunos da pedagogia. Empiricamente, o artigo apoia-se em dados de um questionário semiaberto aplicado, em 2015, com 427 estudantes de pedagogia numa instituição de educação superior ao norte do Rio Grande do Sul. O artigo problematiza o conceito capital cultural e as suas relações com o capital econômico e o social; analisa alguns dados empíricos da pesquisa e conclui reafirmando a tese de que predomina entre os alunos um baixo capital cultural que se traduz em dificuldades nos estudos e numa formação cultural capaz de dar conta dos grandes desafios emergentes nos complexos contextos escolares e sociais.

Palabras clave : Capital cultural; Condições socioculturais; Estudantes de Pedagogia.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )