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Práxis Educativa
versão On-line ISSN 1809-4309
Resumo
MARCON, Telmo. A constituição do capital cultural: um estudo das condições socioeconômicas e culturais de estudantes da Pedagogia. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.545-564. Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309. https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.008.
O artigo é resultado de uma pesquisa empírica e de reflexões teóricas baseadas no conceito de capital cultural de Pierre Bourdieu (1966, 1979, 2011), mas dialoga também com outros autores. Objetiva-se aprofundar os elementos constitutivos do capital cultural a partir das condições socioculturais e econômicas de alunos da pedagogia. Empiricamente, o artigo apoia-se em dados de um questionário semiaberto aplicado, em 2015, com 427 estudantes de pedagogia numa instituição de educação superior ao norte do Rio Grande do Sul. O artigo problematiza o conceito capital cultural e as suas relações com o capital econômico e o social; analisa alguns dados empíricos da pesquisa e conclui reafirmando a tese de que predomina entre os alunos um baixo capital cultural que se traduz em dificuldades nos estudos e numa formação cultural capaz de dar conta dos grandes desafios emergentes nos complexos contextos escolares e sociais.
Palavras-chave : Capital cultural; Condições socioculturais; Estudantes de Pedagogia.