SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 issue2The constitution of the cultural capital: a study about the socioeconomic and cultural conditions of Pedagogy studentsEducation territory in Brazilian educational policy: silences, noises and reverberations author indexsubject indexarticles search
Home Pagealphabetic serial listing  

Services on Demand

Journal

Article

Share


Práxis Educativa

On-line version ISSN 1809-4309

Abstract

PEREIRA, Luciana de Cassia  and  GOULART, Elias E.. O uso do smartphone nas aulas de Língua Espanhola na perspectiva do aluno. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.565-582.  Epub June 14, 2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.009.

Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que investigou 370 alunos de uma escola municipal em São Caetano do Sul/SP, e teve por objetivo identificar se o aluno utiliza, autonomamente, o smartphone nas aulas de Língua Espanhola com foco na aprendizagem do idioma, analisar como o utiliza, e levantar sua visão ideal sobre este uso. Os dados foram coletados de uma atividade de aula elaborada no Google Forms com questões alternativas, escala de Likert e questões dissertativas. As respostas foram submetidas ao método de análise de conteúdo e catalogadas em campos semânticos. A pesquisa revelou que o aluno faz uso autônomo do smartphone e que, para ele, seu uso ideal é exatamente o que já faz, resumindo-se a consultar dicionários e tradutores, fotografar a lousa para posteriormente copiar, no caderno, as informações e compartilhá-las com os colegas.

Keywords : Smartphone; Língua Espanhola; Educação.

        · abstract in English | Spanish     · text in Portuguese     · Portuguese ( pdf )