SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2A constituição do capital cultural: um estudo das condições socioeconômicas e culturais de estudantes da PedagogiaO Território Educativo na política educacional brasileira: silêncios, ruídos e reverberações índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PEREIRA, Luciana de Cassia  e  GOULART, Elias E.. O uso do smartphone nas aulas de Língua Espanhola na perspectiva do aluno. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.565-582.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.009.

Este artigo apresenta uma pesquisa exploratória, de abordagem qualitativa, que investigou 370 alunos de uma escola municipal em São Caetano do Sul/SP, e teve por objetivo identificar se o aluno utiliza, autonomamente, o smartphone nas aulas de Língua Espanhola com foco na aprendizagem do idioma, analisar como o utiliza, e levantar sua visão ideal sobre este uso. Os dados foram coletados de uma atividade de aula elaborada no Google Forms com questões alternativas, escala de Likert e questões dissertativas. As respostas foram submetidas ao método de análise de conteúdo e catalogadas em campos semânticos. A pesquisa revelou que o aluno faz uso autônomo do smartphone e que, para ele, seu uso ideal é exatamente o que já faz, resumindo-se a consultar dicionários e tradutores, fotografar a lousa para posteriormente copiar, no caderno, as informações e compartilhá-las com os colegas.

Palavras-chave : Smartphone; Língua Espanhola; Educação.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )