SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2O uso do smartphone nas aulas de Língua Espanhola na perspectiva do alunoA produção científica sobre o PROEJA no GT 18 - Educação de Pessoas Jovens e Adultas - ANPEd (2007-2017) índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

PEDRO, Joanne Cristina  e  STECANELA, Nilda. O Território Educativo na política educacional brasileira: silêncios, ruídos e reverberações. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.583-600.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.010.

O texto apresenta um rastreamento teórico sobre presença/ausência do conceito de Território Educativo nos marcos legais da Educação brasileira. Com base na metodologia de análise documental, procura contextualizar, no âmbito das políticas públicas brasileiras, quando o conceito de Território Educativo emerge, e quais possíveis lacunas e significações se evidenciam desde a Constituição Federal de 1988 até a atualidade. A pré-categorização dos dados indica um percurso histórico revelador da ideia que o espaço urbano constitui-se em Território Educativo e favorece o desenvolvimento da Educação integral. A interpretação dos dados pauta-se pelo ciclo contínuo de políticas de Stephen Ball.

Palavras-chave : Território Educativo; Marcos legais da Educação brasileira; Ciclo de Políticas.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )