SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2La producción científica sobre el PROEJA en el GT 18 - Educación de Personas Jóvenes y Adultas - ANPEd (2007-2017)Educación para la paz: Análisis de las condiciones culturales de desarrollo en Brasil índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

PETRY, Cleriston  y  CASAGRANDE, Ana Lara. A educação e o “fenômeno digital” na sociedade contemporânea. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.622-637.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.012.

Este artigo investigou a relação entre o fenômeno digital e a educação, para argumentar acerca dos limites, dos desafios e das possibilidades da segunda frente ao avanço e às injunções do primeiro. O problema central corresponde às (im)possibilidades de educar, ao modus faciendi pedagógico, diante de tal fenômeno. Assim, trata-se de refletir, investigar e argumentar sobre as consequências do fenômeno digital para a educação e o ensino, amparando-se em uma bibliografia específica a esse respeito, extraindo reflexões e consequências dele para outro fenômeno, o educativo. Portanto, é imperioso considerar que as novas tecnologias digitais, a internet, por exemplo, são meios e não fins da educação e que não há uma “sociedade do conhecimento e/ou da informação”. Como meios, servem aos fins educacionais e não o contrário, a educação convertendo-se em adaptação às necessidades da indústria da informação, da tecnologia e ao mercado de trabalho. Ademais, o fenômeno digital compromete o desenvolvimento das capacidades cognitivas, como a memória, a imaginação e, também, a faculdade do pensar, que exige tempo.

Palabras clave : Educação; Fenômeno digital; Primazia da imagem.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )