SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2A educação e o “fenômeno digital” na sociedade contemporânea“Ninguém solta a mão de ninguém”: conectados/as em rede, resistimos índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

SANTOS, André Felipe Costa  e  SOUSA, Clarilza Prado de. Educação para a paz: análise das condições culturais de desenvolvimento no Brasil. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.638-658.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.013.

Em uma realidade mundial caracterizada pelo fenômeno da violência, do não reconhecimento dos direitos fundamentais, das exclusões sociais e de outras tantas mazelas que constituem a Cultura Belicista e comprometem o desenvolvimento da Paz, conforme organismos internacionais e investigadores, torna-se imprescindível o desenvolvimento de uma Cultura da Paz por intermédio da educação. Nessa linha, no ano de 2018, o Estado brasileiro celebrou, por meio da Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Lei n º 9.394/96), o compromisso de o sistema de ensino nacional promover a Cultura da Paz. Em face de tal conjuntura, o presente artigo objetivou refletir sobre as condições culturais brasileiras para o desenvolvimento de uma Educação para a Paz no Brasil. Assim, foram analisadas três problemáticas sociais contemporâneas que compõem o ethos guerreiro da cultura brasileira e, paralelamente, indicados fundamentos teóricos para elaboração de uma Educação para a Paz no Brasil pautada em uma ética intersubjetiva, que reconheça o Outro e as realidades sociais como elementos dialógicos da constituição do ser e de transformação social dos coletivos.

Palavras-chave : Educação para a Paz; Cultura; Brasil; Ethos Guerreiro; Paz.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )