SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Educação para a paz: análise das condições culturais de desenvolvimento no BrasilVoando com Peter Pan e caindo no buraco com Alice: os clássicos da literatura infanto-juvenil como possibilidades para ler, escrever e imaginar índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

OLIVEIRA, Danilo Araujo de; FERRARI, Anderson  e  MACHADO, Nathalye Nallon. “Ninguém solta a mão de ninguém”: conectados/as em rede, resistimos. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.659-677.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.014.

Este artigo parte de dois aspectos da atualidade que nos chamam atenção. O primeiro diz da renovação e da inventividade das resistências em meio ao cenário de ameaças às conquistas democráticas e às relações de gênero. No encontro com esse primeiro, o segundo aspecto é a organização e a mobilização das mulheres na internet por meio do ciberativismo. Para desenvolver nossas análises, partimos da formação do grupo que se organizou durante as eleições presidenciais de 2018, o Grupo Mulheres Unidas contra Bolsonaro, para problematizar o ciberativismo como luta pela existência no tempo presente. Como perspectiva teórico-metodológica, assumimos as provocações de Michel Foucault para pensar as resistências e as biopolíticas como categorias de análise. Como conclusão, podemos dizer que o ciberativismo das mulheres reforça o aspecto positivo do poder na perspectiva foucaultiana, de modo a renovar o feminino e o feminismo como resultado de negociação capaz de produzir outras formas de ser e de estar no mundo.

Palavras-chave : Ciberativismo; Mulheres; Resistências; Biopolítica.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )