SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2“Ninguém solta a mão de ninguém”: conectados/as em rede, resistimosFormação de professores entretecida por práticas de rememorações benjaminianas índice de autoresíndice de assuntospesquisa de artigos
Home Pagelista alfabética de periódicos  

Serviços Personalizados

Journal

Artigo

Compartilhar


Práxis Educativa

versão On-line ISSN 1809-4309

Resumo

COSTA, Patricia Maria Barbosa Jorge Sparvoli; TASSONI, Elvira Cristina Martins  e  AZEVEDO, Fernando. Voando com Peter Pan e caindo no buraco com Alice: os clássicos da literatura infanto-juvenil como possibilidades para ler, escrever e imaginar. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.678-698.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.015.

Discutimos, neste artigo, os clássicos da literatura como possibilidade no trabalho com a linguagem - oral e escrita - e para a construção de processos imaginativos. Trazemos um recorte de uma pesquisa participante do tipo intervenção, realizada, em 2017, com alunos do 5º ano do Ensino Fundamental de uma escola pública do interior paulista, Brasil. Com base nos estudos de Vigotski, objetivamos evidenciar o papel das histórias infantis no processo de desenvolvimento das funções psicológicas superiores, mais especificamente a linguagem oral, a escrita e a imaginação. Os resultados apontaram que, por meio da literatura, os alunos ampliaram a sua participação nas atividades propostas, bem como o seu envolvimento com a leitura e a produção de texto. As experiências decorrentes das narrativas, Peter Pan e Alice no País das Maravilhas, promoveram o enriquecimento dos enredos dos textos escritos pelos alunos.

Palavras-chave : Literatura infanto-juvenil; Linguagem oral e escrita; Imaginação; Letramento.

        · resumo em Inglês | Espanhol     · texto em Português     · Português ( pdf )