SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Volando con Peter Pan y cayendo en el agujero con Alice: los clásicos de la literatura infanto-juvenil como posibilidades para leer, escribir e imaginarEstado del conocimiento: la Educación Profesional en situaciones de restricción de libertad índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

FRANCA, Cyntia Simioni. Formação de professores entretecida por práticas de rememorações benjaminianas. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.699-715.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.016.

Este artigo é um recorte de uma pesquisa em nível de doutoramento que se desdobrou em uma pesquisa-ação de formação docente com professores de Educação Básica, de escolas públicas, na cidade de Londrina, no estado do Paraná. Foi trabalhado com as práticas de memórias e narrativas para movimentos de fortalecimento da dimensão humana dos professores, a (re)significação da docência, a percepção do presente e a busca por outro futuro. Para desenvolver esse projeto formativo, a obra Odisseia, de Homero, foi o meio de reflexão que potencializou a rememoração dos professores. Tais rememorações possibilitaram a produção de crônicas singulares dos professores, a qual a modernidade capitalista (BENJAMIN, 2007; GIDDENS, 1991) tem buscado silenciar, bem como apagar as singularidades dos sujeitos. Nesse sentido, parte-se das experiências vividas dos professores, seguindo a perspectiva da racionalidade estética (MATOS, 1989; GALZERANI, 2008, 2013), e buscam-se brechas para operar a contrapelo dos modelos racionalistas instrumentais (CONTRERAS, 1994) de formação docente.

Palabras clave : Rememoração; Narrativas; Formação docente.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )