SciELO - Scientific Electronic Library Online

 
vol.14 número2Formación de profesores entretejida por prácticas de rememoraciones benjaminianas índice de autoresíndice de materiabúsqueda de artículos
Home Pagelista alfabética de revistas  

Servicios Personalizados

Revista

Articulo

Compartir


Práxis Educativa

versión On-line ISSN 1809-4309

Resumen

LIMA, Willian Rayner; GOMES, Priscila de Lima  y  SANTIAGO, Léia Adriana da Silva. Estado do conhecimento: a Educação Profissional em situações de restrição de liberdade. Práxis Educativa [online]. 2019, vol.14, n.2, pp.716-735.  Epub 14-Jun-2019. ISSN 1809-4309.  https://doi.org/10.5212/praxeduc.v.14n2.017.

Este trabalho busca analisar o panorama das produções científicas nos programas de Pós-Graduação stricto sensu, no que diz respeito à Educação Profissional no espaço prisional. Focalizando o ensino profissionalizante sob o prisma da ressocialização, procedemos a levantamento de teses e de dissertações sobre o tema, utilizando como fonte a Biblioteca Digital Brasileira de Teses e Dissertações (BDTD). Constatamos que a temática da Educação Profissional no sistema penitenciário foi pouco explorada, principalmente em cursos de Doutorado. Desta feita, ainda há muito a ser pesquisado, notadamente se considerada a complexidade da questão, o aumento vertiginoso do encarceramento vivenciado pelo país nas duas últimas décadas e o potencial emancipador que o ensino profissionalizante apresenta para as pessoas em situação de restrição de liberdade.

Palabras clave : Estado do conhecimento; Ensino profissionalizante; Educação para presos.

        · resumen en Español | Inglés     · texto en Portugués     · Portugués ( pdf )